quarta-feira, 2 de junho de 2010

lonelygirl15

Quem se lembra da lonelygir15? Esses dias, numa das andanças pelo Youtube, encontrei um vídeo de uma série especial que comemora os 5 anos de existência do site. É uma pequena entrevista com a atriz Jessica Rose, que fez a série. Legendei o vídeo em português, para facilitar:



Para quem não acompanhou o hype, explico:

Em Junho de 2006, apareceu uma garota chamada Bree no Youtube, postando vlogs com o usuário "lonelygirl15" em que ela falava de coisas banais da própria vida. Por algum motivo, aquela garota começou a chamar muita atenção. Aparentemente, pelo que ela dizia, ela era homeschooled (prática comum nos EUA, em que em vez de mandar os filhos à escola, os pais os ensinam em casa) e não saía muito de casa. Ela só tinha um amigo: o Daniel. À medida que o tempo ia se passando, os vídeos focavam no relacionamento dos dois, até que coisas estranhas começaram a acontecer. Bree freqüentemente falava de uma religião que seus pais e ela própria seguiam. Uma desconfiança geral tomou conta dos espectadores de que talvez aquilo tudo fora armado.

E realmente tinha sido: lonelygirl15 era na verdade uma série programada, com script. E Bree era na verdade Jessica Rose, uma atriz até então desconhecida. Mesmo com a verdade vindo à tona, a série continuou. O enredo seria a tal religião; os pais de Bree queriam que ela fizesse uma espécie de ritual, e Daniel insistia que ela não devia. Até que os pais de Bree somem e ela e Daniel se vêem obrigados a fugir dos membros da tal religião macabra.

Naquela época ninguém sabia exatamente do que lonelygirl15 se tratava. O curioso é que, em um dos primeiros vídeos, Bree mencionava uma menina chamada Cassie. Mais tarde apareceu um outro usuário com o nome "cassieiswatching", que postava vídeos sinistros. Cogitou-se que aquilo tudo seria algum tipo de marketing para algum filme ou qualquer coisa do tipo. E, caramba, os vídeos prendiam muito a atenção.

Imagino que assistir a série hoje em dia não tenha tanta graça, porque quem acompanhou em tempo real podia na verdade até influenciar o curso da história. Muitas vezes, os personagens se viam em apuros e pediam socorro pros espectadores. Havia um fórum só pra isso.

Jessica Rose não faz mais parte, mas a série continua até hoje. No canal da lonelygirl15 há links para todos os outros canais. É que na verdade, pra acompanhar a história é preciso ir assistindo vídeos de muitos canais diferentes (por exemplo, no começo da história apenas a Bree tem um canal; mais tarde, o Daniel também tem um e outros personagens que vão aparecendo, vão criando seus canais. É preciso ir vendo se o vídeo tem respostas dos outros personagens e ir vendo tudo na ordem certa).

Eu assisti apenas as primeiras temporadas. Parei de assistir no momento em que a Bree sai da série (não darei spoiler do motivo), mas hoje em dia a história é sobre conspirações secretas. Qualquer dia quero assistir o que perdi, mas é realmente bastante coisa. De qualquer forma, as primeiras temporadas têm todo um ar de nostalgia pra mim. Eu adorava a Bree.


0 comentários:

Postar um comentário